quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Lobão "atucanou"


Ontem cheguei em casa e fiquei zapeando os botões do controle remoto até que parei na MTV. Estava rolando, ao vivo, um debate sobre o Pré-Sal no programa comandado por Lobão. Pensei: ‘vou assistir, tô por fora desse assunto...’ Tomei conhecimento dos debatedores e até achei razoável: estava o presidente da UNE, Augusto chagas, o presidente da Federação Única dos Petroleiros, provavelmente ligado ao PT, uma jornalista sacana (nenhuma novidade) do Estadão, um chato-representante do Greenpeace no Brasil, um representante de juventude tucana e mais outros dois que não me lembro agora. Mas, se o que eu queria era me interar do assunto escolhi o programa errado.
Cheguei na “hora boa” como se diz. Lobão dirigiu-se diretamente ao presidente da UNE e lascou: “Augusto, qual é a posição da UNE sobre essa arbitrariedade do governo em não querer discutir o marco regulatório do Pré-sal, em não democratizar o debate, em não considerar o impacto ambiental...” e por aí foi. E não é a primeira vez o seu programa ataca a UNE, já vi em outros debates mediados pelo cantor. Pra todos os presentes foi dada a liberdade de falar o que bem quisessem, na hora em que quisessem. Augusto tentou iniciar sua intervenção falando sobre a importância do debate sobre matriz energética e seus desdobramentos para o desenvolvimento do país, já sabendo da intenção da pergunta de Lobão. Mas não deu, Lobão quase teve uma síncope, ficou histérico, acusou o presidente da UNE de não responder à pergunta, de desviar o foco. Mas a atração ficou mais mesmo por conta de sua performance alterada, do que o próprio motivo dela. Acho que por aquilo nem o jovem tucano esperava. Lobão, em diversos momentos no debate se mostrou servindo aqueles que querem ver ir por água abaixo o desenvolvimento soberano do país.
Lembrei do Lobão, da década de 80, sendo preso, por problemas com drogas, e, a juventude da época saindo em sua defesa. Pois é. Foi exorcizado na época pelo mesmo pensamento que hoje reza para o atraso do país, um pensamento que é o próprio atraso. Prefiro pensar que Lobão anda meio confuso, meio desatualizado, que não andou afastado só da mídia dominante. Quem sabe, pensa que o governo do país ainda está nas mãos daqueles que ele combatia com seu rock pesado na década de 80. Quem sabe. Ou quem sabe não será mais mesmo o Lobão? Podia ser o Tucanão.

Nenhum comentário: